segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Prevenção de drogas na infância

Escola Estadual de Ensino Fundamental 11 de Abril
Escola Municipal Fundamental Marcelo Gama

Painel do Saber: “Droga – conhecer, refletir e evitar”

Tema: Percebe-se que a cada dia que passa mais cedo nossos alunos estão sendo atraídos para o uso de bebidas alcoólicas, cigarros, auto-medicação e, gradativamente para outros tipos de drogas, se fazendo necessário a urgente a intervenção de todos (escola, família, amigos, instituições públicas...) para prevenir a drogadição entre nossos alunos e, dentro do possível que eles venham a transformar esses conhecimentos em ações de proteção a outras pessoas em situação de risco.
Objetivo: Instrumentalizar a criança de saberes e discursos que a levem a uma tomada de decisão consciente e responsável, levando-a à atitudes preventivas à drogadição.
Público alvo: alunos das 4ª séries
Idade média dos alunos: 10 anos
Áreas de abrangência: Comunicação e Expressão, Estudos Sociais, Artes e Ensino Religioso
Culminancia: Apresentação das produções, para colegas e familiares no “Painel do Saber”
Período: 20 h/aula
Desenvolvimento:
1º momento – apresentar e expor para a turma o tema Drogas – conhecer, refletir e evitar;
2º momento – instrumentalizar os alunos com sites, livros, jogos eletrônicos, revistas, etc. para pesquisas e consultas;
3º momento – conversar sobre o tema com as pessoas de sua convivência (pais, irmãos, vizinhos, amigos, avós e demais parentes) para colher opiniões. Organizar coletivamente questionário para entrevistar pessoas da comunidade, partindo das diversas leituras realizadas;
4º momento – formar Fórum de Discussões, em sala de aula, para discussão e troca dos conhecimentos adquiridos e solidificação do saber;
5º momento – formar grupos de 3 ou 4 alunos: cada grupo deverá escolher uma forma (poesia, paródia, jornal, blog, twitter...) de demonstrar que abstraiu as informações obtidas e propor tomadas de atitudes positivas e responsáveis;
6º momento – Apresentação das produções no Painel do Saber: Droga – conhecer, refletir e evitar.
Avaliação: Terá atingido os objetivos propostos o aluno que participar ativa e reflexivamente no desenvolvimento da proposta.

SUGESTÃO DE LEITURA


IDEOLOGIA
CAZUZA


Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...

Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do "Grand Monde"...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs
Não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar
A conta do analista
Pra nunca mais
Ter que saber
Quem eu sou
Ah! saber quem eu sou..

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Pra viver...

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver..
Ideologia!
Pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...




Engenheiros do Hawaii - 3º do plural
http//diganaoaerotizaçãoinfantil.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário