domingo, 16 de janeiro de 2011

Mistério, paixão e tragédia

Personagens:
João: 26 anos, funcionário público por interferência da mãe, considerado por todos como jovem pouco afeito aos compromissos profissionais, muito ingênuo, amigo de infância de Murilo.
Murilo: 29 anos, advogado, sisudo, sério e compenetrado aos seus compromissos sociais e profissionais.
Marta: 30 anos, aparência jovial e alegre, olhos brilhantes e radiantes.
1º ato
Cenário: Casario do calçadão Chico Pedro, em frente à Câmara de Vereadores se encontram os amantes disfarçadamente e conversam baixo porém animadamente:
Martase dirigindo para a plateia em tom de confidência, tranquila como quem fala com os próprios botões:
- Ah! Esses homens! São todos iguais! Só acreditam naquilo que a ciência comprova ou que está diante dos próprios olhos. Mal sabem eles que até a ciência se contradiz.
Joãofala entre apavorado e encantado com a amada.
- Mas Martinha, tu tá doida? É muita banzidade ficar fazendo essas consultas no computador do Murilo. Ele pode entrar e descobrir tudo entre nós!
Martatoda animada e saltitante:
- Deixa comigo, meu amor! Tenho tido bastante cuidado! Só acesso quando o Murilo não está em casa. Mas tu precisas ver! É fantástico o site!!!
Joãodesconfiado e incrédulo:
- Que site é esse?
Martaalegremente:
- Vai, Joãozinho entra e vê como é legal! Ele adivinha tudo da vida da gente. É bem tranquilo, entra, vai! É www.seidatuavida.com.br.
Os amantes se despedem tristes pela separação. Marta vai para a MV conversar e tomar um chimarrão com as gurias como quem não quer nada. Enquanto João se dirige para a Praça até o ponto para pegar o táxi para ir para casa, pras bandas da Vila Norte
João - com ares de confidência:
-- Sabe, seu Eni, tem uma guria que vive consultando os astros, as cartomantes, até pela internet. Dá prá acreditar nisso?
Seu Eniinteressado pela conversa:
- Não acreditas nas previsões, visões, crendices e milagres? Por quê?
João - distraído. 
- Porque não!! Nem nessas coisas da igreja, santos, milagres, fé... frescuras!
João se encaminha sem entrar no táxi, envolto em seus próprios pensamentos, divagando em voz alta:
- Pobre Marta, acredita nessas coisas de astrologia, crendices, todas essas bobices! É claro que jamais vou entrar nesse tal de site!
Toca o telefone, sinal de nova mensagem.
João - olha espantado:
- Mensagem não identificada
- Seu traíra. É coisa que se faça com um amigo? Sei de tudo, de tudo mesmo!
João apavorado, vira-se para a plateia e quase gritando em seguida sai de cena cambaleando, abatido e nervoso:
- Meu Deus!!! Estou perdido!!! Estamos perdidos!! Meu Deus!
Narrador:
- Bem!!! Se fosse carta anônima a história teria outro final e, possivelmente sem tragédia. Por aqui as cartas nunca chegam no destino em tempo, pois o Bigode só as entrega entre uma pescaria e outra ou quando pode – como ele mesmo diz. Assim sem cartas, sem desconfianças, sem fofocas, naturalmente sem mortes!
2º ato
Cenário: Frente da Prefeitura, no orelhão liga para Marta.
Joãoolhando para todos os lados desconfiado, disca para o celular da amada e fala rapidamente sem parar.
- Alô, alô! Marta estou apavorado, recebi um e-mail dizendo que sabem do nosso caso. Meu Deus, meu amor, o que faremos, agora? Já sei...temos que nos afastar, temos que... que... Acho que temos que dar um tempo!
Martaduvidando e tentando acalmar João e entender o que se passava.
- Será??? Não será vírus?
Joãonervoso.
- Será!??! Acho que não!!! É muita coincidência!
Martadesconfiada.
- Ai!! João, será que não é papo teu, e na verdade tu já tá ficando com outra? Ai, ai, ai!!!! Joãozinho me fala a verdade!! Ihhhh aí tem...
Joãocontemporizando e muito triste.
- Nada disso, meu amor! É que estou com medo de perder de vez meu amigo e muito mais medo ainda de perder teu amor! Beijos, te amo mesmo, Maria! Até...aiiii....
Martaainda preocupada.
- Eu é que te amo de verdade, João! Até...
Eis que neste momento, João recebe uma mensagem de voz em seu moderníssimo aparelho celular .
João repete em voz alta o que ouve e repete muitas vezes em tom de preocupação, pânico e com as pernas tremendo que nem vara verde.
- João, venha já para cá! Preciso falar contigo, agora, já, já!
- João, venha já para cá! Preciso falar contigo, agora, já, já!
- João, venha já para cá! Preciso falar contigo, agora, já, já!
- João, venha já para cá! Preciso falar contigo, agora, já, já!
3º ato
Cenário: Caminho da casa do “amigo” que por coincidência é o mesmo caminho do Cemitério, uma longa procissão de caminhantes, automóveis e ônibus da Prefeitura trazendo gente da Solidão, do Mina e do Rincão segue, rezando e cantando, um enterro.
Narrador com voz alegre em tom de gozação.
- Nossa! Quanta gente! Pelo jeito é enterro de gente importante!
Joãojá invejando o falecido e quase se enterrando com ele, acompanha com olhar comprido o féretro passar com os pensamentos borbulhando.
- Tô frito e mal cozido! Num beco sem saída! O que será que Murilo quer comigo? Será que vai me bater...? Me matar...? E a Marta que não entra em contato comigo!? Será que ligo para ela? Será que espero ela ligar? O que será que aconteceu? Será que ele bateu nela? Botou ela a correr? Aiiiiiiii!!!!! Senhor me ajude! Pai Nosso que estás no... será?...é... talvez...
Joãoacessando a internet em seu celular busca o site sugerido pela amada, já se sentindo mais aliviado, pois será ouvido por alguém e vai falando para si mesmo os passos dados.
- www.seidatuavida.com.br, Ok. Login, Ok. Senha, Ok. Nº do cartão de crédito, Ok. Código, Ok. Bandeira, Ok. Valor a pagar, RS 10.000,00 – Credo! Tudo isso?Vai todo o dinheiro que herdei da minha querida maẽzinha. Mas, para uma boa causa, val! Ok. Autorizado. Finalmente vou consultar os astros. Aqui diz assinala com sinceridade as respostas mais adequadas a sua situação:
1.Seu problema se relaciona com... ( X ) amor ( ) saúde ( ) trabalho ( ) outro
2.Se respondeu amor, siga para a questão 3:
3.Seu amor está... ( ) começando ( ) em crise (X) é um triângulo ( ) outro
4.Se respondeu triângulo passe para a questão 5:
5.És o 3º do trio? Então...
E assim as perguntas iam de desenrolando.
Joãoao final João já mais calmo leu a conclusão dos astros.
- Nada a temer, nada acontecerá; porém devem tomar muito cuidado para que o outro não o descubra. Cuidem os “cadeirudos”, as fofoqueiras. A inveja esta solta no ar, as paredes têm ouvidos, as conversas maldosas entram pelos ouvidos, não esquentam na cabeça e saem pela boca... Legal! Legal! Tri legal!
Joãonem lê toda a previsão, sai confiante, feliz e murmurando com o coração aos saltos, pinotes e pulos de felicidade.
- Vamos rir muito desse sufoco! Oh! Minha amada Marta! Ai! Que bom! Era preocupação boba e à toa. Os astros dizem que nosso amor está seguro e que teremos um futuro sem sobressaltos. Não é que ela tinha razão: temos que acreditar mais nos mistérios que existem entre o céu e a Terra!
Narrador:
- O enterro passou e João segue seu caminho, agora sem medo entra despreocupadamente no portão da casa do amigo, já se desculpando pelo atraso.
Joãoconfiante.
- Desculpa amigo! Alguém morrrr......
Murilotranstornado puxa João para dentro de casa e o empurra para sala de estar.
João - tentando recuar é levado aos empurrões, chegando à sala, com os olhos esbugalhados grita desesperadamente.
- Maaarrrrrta! Marrrrr!
Murilopega João pela gola de sua camisa Tommy, dispara dois tiros e grita descontrolado.
- Morre! Morre traíra! Sem vergonha! Morre ordinário!!!
Murilodeixa para trás seus traidores, vai para seu escritório, como que em outro mundo, pairando no espaço, praguejando e pôe-se a escrever, rabiscar, riscar, apagar, desenhar e escrever...

CONVITE PARA ENTERRO

Murilo – corno de

Marta e João

Comunica com prazer o assassinato dos antes queridos, agora odiados companheiros e convida para seus enterros, que serão realizados no 13 de agosto, às 24 horas, no cemitério “Vai pros 5º do Inferno”.
Mostardas, 12 de agosto de 2010.


E Murilo continua absorto em sua loucura de corno escrevendo, escrevendo e escrevendo...

Obituário
Morre assassinada pelo próprio marido Murilo – conceituado advogado, a dona de casa, chamada pelo marido de formosa e tonta, ou seja a linda e vazia, Marta.

Obituário
João, jovem de boa vida apaixona-se pela formosa esposa de seu amigo de infância, o reconhecidíssimo advogado Murilo que despeitado e inconformado convida-os para sua casa e o assassina após matar a própria esposa.
João era de família fortemente ligada à religião e extremamente presa aos preceitos das superstições, foi educado com rigidez espiritual, porém com a morte do pai abandona os estudos, sua mãe lhe arruma emprego público. Trabalha sem muito apego aos compromissos.

Ideia malucas das autoras:
O jornal Freguesia das àguas poderia começar uma reportagem policial mais ou menos assim...
Jovem advogado mata esposa e seu amante
Triângulo amoroso acaba em duplo assassinato

O crime teve repercussão mundial não pelo ineditismo, nem pelo barbarismo mas porque foi parar nas páginas da internet.
O destino de João pode ter sido decidido por uma cartomante virtual. Por ironia do destino, o cético João acaba se encaminhando para a mira da arma de seu amigo e rival Murilo.
Segundo o policial, um dos poucos da cidade, o jovem funcionário público, conhecido por ser “nada chegado” ao trabalho, cético e incrédulo dos mistérios (….)
Andreia, Leda Lemos, Leda Santos, Sinara

Nenhum comentário:

Postar um comentário