quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Uma história prá lá de cheirosa e mexerica

Todo mundo sabe que bergamota/tangerina/mimosa/mexerica/vergamota, etc. é uma fruta prá lá de mexeriqueira, basta descascar uma e todo mundo fica sabendo, a pessoa fica impregnada daquele cheirinho bom, mas “tri” forte.
Como em nossa escola recebemos alunos de muitas regiões brasileiras, poderíamos testemunhar o seguinte diálogo entre alunos:
Maria da Penha (mineira) – Bem que poderia ter mexerica na merenda!
Alice (mostardense) – Cruzes, Maria! A professora não vai gostar nada disso, dá a maior confusão e até briga. Tu gostas de fofoca?
Maria da Penha – Nossa! nem pensar, não gosto de me meter na vida dos outros. Mas, o que tem a ver uma coisa com a outra? Tô falando que gosto de frutas na merenda: banana, maçã, laranja, mexerica..., você não??
Helô (carioca) – Não tô entendendo essa conversa de vocês. Do que estão falando?
Maria da Penha – Eu também não! A Alice está fazendo uma salada. Eu falei que queria mexerica e ela disse que gosto de fofoca. O quê que mexerica tem a ver com fofoca?
Helô – Ahhh! Agora entendi tudo. Essa confusão já aconteceu lá em casa. Essa fruta chamo de tangerina, minha tia, que é gaúcha, chama de bergamota e meu amigo que mora no Paraná chama de mimosa, tivemos que pedir ajuda do “Aurelião” para resolver a confusão.
Maria da Penha – Entendi!! Vamos então pedir frutas para merenda? Eu peço mexerica.
Helô – Vou pedir tangerina. Rsrsrsrsrs
Alice – Heheheheh!!!! Vou pedir bergamota.

2 comentários:

  1. Gurias,
    Que bela estória!
    É a linguística se fazendo presente...
    beijos
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
  2. Olá, pessoal!

    O blog de vocês está ótimo, com vídeos, notícias e boas histórias! Continuem assim, abastecendo o blog e teremos uma ótima ferramenta de mediação!

    Abraços!

    ResponderExcluir